quinta-feira, abril 20, 2006

5 X 5

Lembra daquele princípio da “Ação e Reação” que tanto ouvimos falar? Nesse pequeno levantamento histórico sobre os Cinco Pontos do Calvinismo podemos, mais uma vez, constatar sua aparição!

O surgimento dos cinco pontos calvinistas ocorre em resposta a ensinos dos discípulos de Jacob Hermann (1560 a 1609) – conhecido nas nossas conversas Arminius, versão latina de seu nome. Esses ensinos foram formulados alguns anos após a morte de Jacob e conhecidos como Os cinco pontos do Arminianismo.

Os seguidores dessas idéias protestaram por meio de documentos cuidadosamente formulados contra a Fé Reformada junto ao Parlamento Holandês, que após 154 sessões, considerou os Cinco Pontos do Arminianismo contrários aos ensinos das Escrituras e os declarou heréticos.

Alem disso, o Conselho de Dort, resolveu como resposta a esses ensinos heréticos, formulara o que conhecemos hoje como Os Cinco Pontos do Calvinismo. Vale lembrar que foram intitulados assim, em honra ao Teólogo João Calvino.

OS CINCO PONTOS DO ARMINIANISMO:

1. Vontade Livre
2. Eleição Condicional
3. Expiação Universal
4. A Graça Pode Ser Impedida
5. O Homem Pode Cair da Graça

Breve explanação de suas idéias:

- Vontade Livre

O primeiro ponto do arminianismo defende que o homem é dotado de vontade livre.

Arminius entendia que a queda* do homem não foi total e que há ainda bem suficiente que possibilita a aceitação de Cristo como Salvador.

* Queda é o que entendemos como o ato de desobediência do primeiro representante da raça humana – Adão – no Éden, trazendo a herança que todo homem hoje possui em seu ser, o pecado.


- Eleição Condicional

A eleição está baseada no pré-conhecimento de Deus em relação à pessoa que deve crer. Deus escolheu os Seus porque sabia que eles O escolheriam. Aqui, mais uma vez, o homem toma a ação primária.


- Expiação Universal

Levando em conta que Deus ama a todos, que Cristo morreu por todos e outros trechos da Escritura, Arminius entendia que:

A morte de Cristo é a base para Deus salvar a todos os homens, levando em conta, porém que cada homem exerça sua livre vontade para aceitar a Jesus.


- A Graça Pode Ser Impedida

O arminiano também crê que Deus envia o seu Espírito Santo para atrair a todos os homens a Jesus, ressaltando que o homem, usufruindo do principio que o homem possui sua vontade livre, ele pode resistir a Deus nessa ação.

A ordem é assim: Primeiro o homem exerce sua vontade e somente após esta ação, há o que chamamos de Novo nascimento*.

Mesmo considerando Deus Onipotente, o pensamento arminiano defende que a vontade de Deus em salvar o homem pode ser impedida, frustrada pela vontade finita do homem.

* Aqueles que deixam de viver por sua própria vontade e passam a ter a vida submissa à vontade de Deus. Passam a viver uma nova vida em Jesus Cristo.

- O Homem Pode Cair da Graça

Como ponto final, o arminiano entende que por conseqüência dos pensamentos anteriores, é possível que o homem desista da salvação, pois pode escolher ou não ser salvo.

Texto baseado no livro: Tulip, Os Cinco Pontos do Calvinismo à Luz das Escrituras, de Duane Edward Spencer – Editora Parakletos

quarta-feira, abril 12, 2006

Prévia

Desde o ultimo post, estamos preparando alguns textos sobre os 5 pontos do calvinismo e para minha surpresa e espero também, a de vocês, temos mais informações do que imaginávamos – mais um exemplo que sempre há o que se aprender. A intenção era escrever logo sobre a Depravação Total, mas ao ler alguns artigos e livros, percebi que no decorrer da historia da igreja temos constantes divergências de posicionamento naquilo que diz respeito à localização, ou o papel do homem na criação, relação com Deus e principalmente sobre a salvação – ou seria o papel de Deus na história? – típica diferença de enfoque – Deus X Homem, ao meu ver.
Bem, vamos tratar isso com paciência. A seguir, passarei algumas informações que consegui estudando nesses dias e algumas dicas de leitura:

QUEM É REFORMADO?

Inicialmente o termo “reformado” era usado para calvinistas, luteranos e zwinglianos. Após as controvérsias, os luteranos já não faziam mais parte do grupo e por fim, os zwinglianos também não, deixando o termo diretamente ligado aos calvinistas.

Característica importante da visão calvinista é o cuidado pela Escritura Sagrada. Tê-la como Palavra de Deus, inspirada e infalível e única regra de fé e pratica.

PELAGIANISMO

Pelagianismo é uma heresia antiga que “sustenta basicamente que todo homem nasce moralmente neutro, e que é capaz, por si mesmo, sem qualquer influencia externa, converter-se a Deus e obedecer à sua vontade, quando assim o deseje.” –

Debate surgido no século V entre Pelágio e Agostinho sobre a concepção e extensão do pecado original. Se ele havia atingido somente a Adão ou a todo gênero humano.
Agostinho defendia que o pecado original de Adão foi herdado por toda a humanidade – universal – e que escravizou a humanidade ao pecado.
Já Pelágio acreditava que a queda de Adão afetara somente a ele e em outro momento, que a graça de Deus era desnecessária para a salvação, embora facilitasse a obediência.

Agostinho teve êxito em sua luta contra Pelágio mas durante a história o pelagianismo sempre acaba surgindo disfarçadamente na vida da igreja Cristã. Lutero, por exemplo, lutou contra esse tipo de idéias ao escrever “A escravidão da Vontade” – resposta a Erasmo, defensor dos pensamentos de Pelágio.
Finalmente chegamos ao séc. XVIII e ao Arminianismo, que será o “start” para que os reformadores criem os 5 pontos calvinistas.

Leia:
“PNEUMATOLOGIA REFORMADA, DE VERDADE!
DEFINIÇÕES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS”


Esse pequeno estudo do Rev. Augustus Nicodemus é muito interessante e já se aprofunda sobre outras vertentes, como o papel do Espírito Santo na vida humana, graça comum, graça especial, pluralismo, pragmatismo e neopentecostalismo.

quarta-feira, abril 05, 2006

Fundamentos




Já há alguns meses venho pensando bastante sobre a postura cristã reformada frente a algumas concepções, posicionamentos que saltam aos olhos pelas leituras de blogs, sites, comunidades na internet e conversas com amigos.
É do conhecimento de todos o aumento do número de evangélicos na sociedade brasileira, (interessante para ler:
“O que aconteceu com os evangélicos?” ) e da explosão que algumas denominações alcançaram na tv, rádio, e mídia em geral.

O fato que me incomoda, e que até estudamos na igreja, é sobre a postura que nós, ditos reformados temos frente a tudo que nos é imposto ou como conversei com um irmão, tudo que é "moda". Perceba que o questionamento não é frente à sociedade, estou falando sobre nós dentro deste ambiente que acompanhamos e ouvimos crescer dia a dia. (temos amigos e conhecidos).
É fato que há uma mistura geral de conceitos errôneos de interpretação da Bíblia (caso contrário não existiriam tantas placas) e que se não estivermos atentos podemos cair na “teia do vale tudo”, “Deus olha o coração”, entre outras coisas.

A ignorância é um abismo, conduzindo ao erro e ao engano. Na luta dos reformadores sempre nos é destacado a alteração de postura frente a sociedade no que se aponta ao questionamento e à busca profunda dos fundamentos da fé, da vontade de Deus. (sabemos que não se limita a isso mas parte daí).

Hoje é difícil encontrar pessoas que entendam profundamente ou que tenham interesse em conhecer mais destes pontos que são essenciais para nossa conduta, mesmo nas igrejas mais conservadoras (elas parecem sofrer com o bombardeio pentecostal muitas vezes).

Portanto antes de qualquer outro post, trataremos sobre aquilo que cremos e que deve reger e dar um background , o pano de fundo para todas as outras áreas de nossa vida. Os fundamentos dos reformados.
A Palavra de Deus, a situação humana e o que as concepções sobre a Verdade alteram(ou deveriam alterar) nossa vida:

5 Pontos:

. Depravação Total
. Eleição Incondicional
. Expiação Limitada
. Graça Irresistível
. Perseverança dos Santos

Mais uma vez caminhando para crescimento no aprendizado e assim em todas as outras áreas da vida.
Soli Deo Gloria