sábado, junho 24, 2006

Depravação total - Parte 1

Eu X Ele - Eu
Partindo para um momento de reflexão sobre mim e Deus.

Neste mar de questionamentos pessoais e, sendo mais direto no assunto, sobre o local de Deus e o local do ser humano na estrutura deste mundo e do vindouro (Hehehe), passei a estudar e relatar sobre quais as evidências do grande abismo existente entre Deus e o Homem, não como questão coletiva mas, uma questão pessoal: EU e ELE.


Eu bem sei que a total depravação (Corrupção, degeneração) do meu ser não significa que expresso a todo instante o mal que minha natureza pecaminosa pode alcançar. Posso muito bem, desenvolver inteligência, concepções morais e através de ações, cuidar, tratar bem ao meu semelhante, da mesma maneira que um assassino preso neste instante; e isso, pasmem, é graça comum
ª - dispensada por Deus, a todos os homens.

Eu, meus caros amigos, nasci morto em erros, pecados e andei segundo minhas inclinações naturais, servindo ao deus da desobediência até o momento determinado - espaço/tempo - por Deus, o Senhor. Compreendo que minha situação primaria é de total incapacidade em desejar ou agir de uma maneira que agrade a Deus plenamente. Parto do pressuposto – Criador X Criatura.

Eu, um escravo e não sabia, servindo a Satanás ao satisfazer meus desejos, meus maus pensamentos e se porventura em algum momento alcançasse qualquer glória pessoal, ela seria tida como diabólica, imperfeita, pessoal e não divina.

É , meu caro, a situação não é das mais animadoras, por mais que os artistas do pecado a achem normal.

Bem, mas num lapso de raciocínio lógico e racional recorro àquele que é considerado por alguns como um termômetro da vida, uma balança justa no meio das dúvidas - o coração.

Talvez sim, já que ele pode me passar a segurança e certeza em momentos importantes de decisão.
- pensei por um instante.


Mas não. Meu coração, pobre coitado, é desequilibrado nos compassos da santidade requerida por Deus. Sonha, analisa e se perde em si mesmo.

"Ah! Não há escapatória."
- gritei desesperado.


Contemplei, então, minha vontade acorrentada ao mal. Não sou livre como imaginei, como diziam a mim:

“Faça o que der na cabeça!” - “Você escolhe o que quer fazer da sua vida.”

Estou profundamente triste.
Em meio aos passos cambaleantes de minha tristeza, acheguei-me às palavras escritas na Bíblia e percebi, claramente, o abismo:

Em um lado, EU, com minhas limitações, minha corrupção que cava num poço sem fim buscando saciar a maldade que corre em minhas veias, parte integrante em meu DNA (já vem de fábrica), inconseqüente no desejo de me ter como deus a todo o momento...

Do outro lado, DEUS, com suas ordenanças, seus padrões morais, sua clareza, seu amor, sua justiça, sua soberania - (vou ficar por aqui porque no próximo post relatarei aquilo que tenho aprendido sobre Ele, peço sua paciência).

Não encontro, portanto, ninguém que se encontre mais aprofundado em falhas como EU. Ou melhor, pode até existir mas estou tão cego, tão surdo, incapacitado completamente para observar sujeira alheia. Meu querer está longe de agradá-lo. Nada que EU faça me promoverá o prazer e deleite de Sua presença eterna. Não há recursos a meu alcance...não ha NADA que EU possa fazer. Me rendi, meus caros...

Encerro este primeiro trecho com trecho bíblico sugerido pela blogueira colaboradora deste post -
Adele Crespim - Visitem: “De Menina a Mulher” -

"Personfico" *, mais uma vez:


“Mas, Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que ME amou, e estando EU morto em MEUS delitos e pecados, ME deu vida juntamente com Cristo, pela graça SOU salvo. E, juntamente com ele, ME ressuscitou e ME fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Porque pela graça SOU salvo, mediante a fé, e isto não vem de MIM, é dom de Deus, não de obras para que ninguém se glorie. Pois SOU feitura dele, criado em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andásse nelas!
"
Efesios 2:8-10

ª - Graça comum é a bondade de Deus dispensada a todos os homens. Por isso, qualquer homem desenvolve habilidades. Seja na arte, na ciência, ou qualquer área da vida.

* Os versículos foram adaptados à vida pessoal deste pecador. É bem verdade que Deus não me escolheu apenas, mas ao analisar a situação da vida, cada homem olha para si diante de Deus.
É só VOCÊ e ELE.

- Esse texto foi escrito com base no livro - TULIP, Os cinco pontos do calvinismo. Duane Edwuard Spencer - Parakletos

quinta-feira, junho 22, 2006

Frase - Martinho

"O pecado original está em nós como a barba. Barbeamo-nos hoje, parecemos apresentáveis e nosso rosto está limpo; amanhã nossa barba cresce de novo, e não pára de crescer enquanto permanecemos na terra."
(Martinho Lutero)

quinta-feira, junho 08, 2006

Antigo Testamento - Geografia


Boa tarde pessoal. Ontem no estudo sobre o Antigo Testamento tivemos uma aula de geografia. Anexei o mapa de Israel atual. Com as riscas ao centro do mapa, a área de conflito com os palestinos. Bom, uma coisa ficou para estudar e pesquisar a fundo:
Nessa área (hoje do conflito) provavelmente foi o local dos 40 anos de sofrer no deserto. Josué então passou para o lado direito do Jordão e voltou para dominar a terra prometida do lado de cá do Jordão - a pés enxutos -
É isso mesmo!?!??!?!

segunda-feira, junho 05, 2006

Você sabia?

Já são 13 anos que estamos trabalhando, desenvolvendo alguns talentos em nossa igreja. Entendo que já poderíamos estar mais avançados ainda, mais dedicados talvez seja a melhor palavra, mas este post não é para lamentar, e sim para listar as canções feitas nos ultimos anos por nós da igreja presbiteriana Betel. Evidentemente que este post é uma pequena pesquisa para saber como anda a memória do pessoal e também para saber as musicas que marcaram.
Sem mais delongas, segue a lista:

1993 CONVERSÃO (HALEI) HALEI REMBRANDT
1993 ETERNA ALEGRIA HALEI REMBRANDT/MARCOS ROGÉRIO
1993 TE LOUVAREMOS HALEI REMBRANDT/MARCOS ROGÉRIO
1994 DEUS TE PERDOOU HALEI REMBRANDT/SAMIR MESQUITA
1996 CONVERSÃO (SAMIR) SAMIR MESQUITA
1996 FICA EM PAZ SAMIR MESQUITA
1996 VEM BRILHAR HALEI REMBRANDT
2001 COMO FEZ DAVI HALEI REMBRANDT
2001 FELIZ O HOMEM HALEI REMBRANDT
2001 MAIS UM DIA SE VAI HALEI REMBRANDT
2001 NÃO POSSO ENTENDER HALEI REMBRANDT
2001 QUERO SER LIVRE HALEI REMBRANDT/RONIE MAGALHÃES
2001 SOBRE A ROCHA SAMIR MESQUITA
2002 ESTOU CERTO SAMIR MESQUITA
2002 FAZ-ME ANDAR HALEI REMBRANDT
2002 NAS TUAS MÃOS SAMIR MESQUITA
2002 SE OUVIR SUA VOZ SAMIR MESQUITA
2002 SÓ CLAMAR ADELE CRESPIM
2002 TUA PRESENÇA SAMIR MESQUITA
2004 AMO O SENHOR SAMIR MESQUITA
2004 DIA DE ALEGRIA ADELE CRESPIM
2004 QUANDO O AMOR TE TOCAR SAMIR MESQUITA
2004 SEMEADOS SAMIR MESQUITA
2004 VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DO AMOR DE DEUS? ADELE CRESPIM
2004 VOCÊ PODERÁ ADELE CRESPIM
2005 ELE AMA VOCÊ (UM GRANDE AMOR) HALEI REMBRANDT
2005 VIDA MODERNA HALEI REMBRANDT/SAMIR MESQUITA/VINICIUS CÁSSIO
2006 JUSTIÇA, FÉ E PAZ SAMIR MESQUITA

quinta-feira, junho 01, 2006

Antigo Testamento

Ontem tivemos o início do estudo sobre o Antigo Testamento na nossa igreja. Os estudos acontecerão às quartas com o pastor da igreja - Rev. Fernando de Almeida.

Falar ou conversar sobre o AT. para mim, é algo muito agradável. Não entendo como aconteceu, mas sempre gostei de ler as histórias, ver os desafios daqueles homens que aprendiam dia-a-dia sobre o Deus verdadeiro e escreviam um memorial para nós que hoje, temos a Bíblia (seus ensinamentos) como regra para a vida. Não sei como você se "relaciona" com o Antigo Testamento, mas vejo nesses estudos uma grande oportunidade para aumentar a compreensão do Senhor e seu cuidado, seu zelo. Vejamos a divisão feita ontem no estudo:

Introdução do Estudo ao Antigo Testamento

Períodos do A.T.:

1- PATRIARCAL
- Abraão, Isaque, Jacó

2 - ESCRAVIDÃO
- José, Egito, etc.

3 - JUÍZES
(O juíz era como um rei, mas só aparecia quando o povo caia em pecado. Não era permanente)
Ex. Sansão, Débora entre outros.

4 - MONARQUIA UNIDA
-Saul, Davi, Salomão – 3 Reinados de 40 anos cada.

5 - MONARQUIA DESUNIDA
- reino do norte: Israel (cap.: Samaria) (formado por 10 tribos)

- reino do sul: Judá (cap.: Jerusalém) (formado por 2 tribos: Judá e Benjamim)

6 - EXÍLIO
-Assíria domina Israel (norte) (séc.: VIII a.C.) (capital da Assíria: Nínive) (o povo se mistura)

-Babilônia domina Judá (sul) (séc.: VI a.C.) (se dá a formação das Sinagoga para a preservação da cultura, religião, etc)

7 - RESTAURAÇÃO
- volta do Exílio em 3 grupos:

- Zorobabel,
- Esdras,
- Neemias

(os profetas são pré-exílio, no perído do exílio e pós exílio)

Agradecimento ao Vinicius Cássio, que fez as anotações e colaborou diretamente com este post.