quarta-feira, novembro 07, 2007

Salmo 20 - Por Robson Magalhães

Salmo 20

1 ¶ O SENHOR te responda no dia da tribulação; o nome do Deus de Jacó te eleve em segurança.

2 Do seu santuário te envie socorro e desde Sião te sustenha.

3 Lembre-se de todas as tuas ofertas de manjares e aceite os teus holocaustos.

4 Conceda-te segundo o teu coração e realize todos os teus desígnios.

5 Celebraremos com júbilo a tua vitória e em nome do nosso Deus hastearemos pendões; satisfaça o SENHOR a todos os teus votos.

6 ¶ Agora, sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele lhe responderá do seu santo céu com a vitoriosa força de sua destra.

7 Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus.

8 Eles se encurvam e caem; nós, porém, nos levantamos e nos mantemos de pé.

9 Ó SENHOR, dá vitória ao rei; responde-nos, quando clamarmos.


É comum nos dias de hoje estimular a autoconfiança, ser seguro de si mesmo, autonomia... Eu mesmo já fui vitima disso tudo, principalmente na minha vida pregressa (leia-se alheio a Deus). Quando jovem depositava minhas fichas em mim mesmo, acreditava que meus esforços me levariam a algum lugar, mal sabia que isso era ilusão... Com o passar dos tempos, com as tribulações, aprendi que nenhuma das coisas que cria poder me manter (dinheiro, conhecimento, etc) eram em si mesmas suficientes, muito pelo contrário, num piscar de olhos todas elas resultaram em nada.

Hoje é comum vermos pais e filhos extremamente preocupados com coisas que em si mesmas são nada... Estudo, preparo, dedicação e dinheiro se tornam inúteis quando deixamos Deus em segundo plano, quando preferimos o conhecimento acadêmico em detrimento do conhecimento da PALAVRA, quando preferimos buscar o que pode proporcionar estabilidade financeira em detrimento do que nos proporciona a vida eterna.

Amados, uns confiam em boas escolas e faculdades, outros em network e bons empregos, eu, e espero que nós, confiemos no nome do SENHOR, nosso Deus. E que nEle estejam depositadas as nossas esperanças e confiança.

Graça e paz!

Robson Magalhães

segunda-feira, novembro 05, 2007

Salmo 19


Salmo 19

1 Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.

2 Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite.

3 Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som;

4 no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol,

5 o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho.

6 Principia numa extremidade dos céus, e até à outra vai o seu percurso; e nada refoge ao seu calor.

7 A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.

8 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos.

9 O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos.

10 São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.

11 Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa.

12 Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas.

13 Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão.

14 As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!



Posso dizer que o Salmo 19 é um dos meus favoritos, pois através dele o salmista, mostra como Deus se revela na criação do universo, e a evidência de sua existência é visível a todos, tanto justo como injustos.

Além dos perfeitos adjetivos que são usados por Davi para descrever a palavra de Deus como: Perfeita, Fiel, Reta, Pura, Lípida, Eterna, Verdadeira, Justa, Desejável e Doce.

E sua ação sobre nós, para: restaurar a alma, dar sabedoria aos símplices, alegrar o coração, iluminar os olhos.

Davi neste salmo mostra a importância que a orientação divina teve em sua vida, pois diz " Deus usa a sua palavra para admoestar o seu servo". "da recompensa " pois guardar a palavra de Deus traz grande recompensa (V.11).

No final, Davi termina pedindo ao Senhor, absolvição pelos seus pecados ocultos e proteção da soberba para não ser culpado diante de Deus e por fim ele pede que Deus, que é sua rocha e redentor, que aceite as suas palavras e os pensamentos de seu coração.

Que possamos orar como Davi:


"As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!"


Tiago Gonçalves