sábado, junho 24, 2006

Depravação total - Parte 1

Eu X Ele - Eu
Partindo para um momento de reflexão sobre mim e Deus.

Neste mar de questionamentos pessoais e, sendo mais direto no assunto, sobre o local de Deus e o local do ser humano na estrutura deste mundo e do vindouro (Hehehe), passei a estudar e relatar sobre quais as evidências do grande abismo existente entre Deus e o Homem, não como questão coletiva mas, uma questão pessoal: EU e ELE.


Eu bem sei que a total depravação (Corrupção, degeneração) do meu ser não significa que expresso a todo instante o mal que minha natureza pecaminosa pode alcançar. Posso muito bem, desenvolver inteligência, concepções morais e através de ações, cuidar, tratar bem ao meu semelhante, da mesma maneira que um assassino preso neste instante; e isso, pasmem, é graça comum
ª - dispensada por Deus, a todos os homens.

Eu, meus caros amigos, nasci morto em erros, pecados e andei segundo minhas inclinações naturais, servindo ao deus da desobediência até o momento determinado - espaço/tempo - por Deus, o Senhor. Compreendo que minha situação primaria é de total incapacidade em desejar ou agir de uma maneira que agrade a Deus plenamente. Parto do pressuposto – Criador X Criatura.

Eu, um escravo e não sabia, servindo a Satanás ao satisfazer meus desejos, meus maus pensamentos e se porventura em algum momento alcançasse qualquer glória pessoal, ela seria tida como diabólica, imperfeita, pessoal e não divina.

É , meu caro, a situação não é das mais animadoras, por mais que os artistas do pecado a achem normal.

Bem, mas num lapso de raciocínio lógico e racional recorro àquele que é considerado por alguns como um termômetro da vida, uma balança justa no meio das dúvidas - o coração.

Talvez sim, já que ele pode me passar a segurança e certeza em momentos importantes de decisão.
- pensei por um instante.


Mas não. Meu coração, pobre coitado, é desequilibrado nos compassos da santidade requerida por Deus. Sonha, analisa e se perde em si mesmo.

"Ah! Não há escapatória."
- gritei desesperado.


Contemplei, então, minha vontade acorrentada ao mal. Não sou livre como imaginei, como diziam a mim:

“Faça o que der na cabeça!” - “Você escolhe o que quer fazer da sua vida.”

Estou profundamente triste.
Em meio aos passos cambaleantes de minha tristeza, acheguei-me às palavras escritas na Bíblia e percebi, claramente, o abismo:

Em um lado, EU, com minhas limitações, minha corrupção que cava num poço sem fim buscando saciar a maldade que corre em minhas veias, parte integrante em meu DNA (já vem de fábrica), inconseqüente no desejo de me ter como deus a todo o momento...

Do outro lado, DEUS, com suas ordenanças, seus padrões morais, sua clareza, seu amor, sua justiça, sua soberania - (vou ficar por aqui porque no próximo post relatarei aquilo que tenho aprendido sobre Ele, peço sua paciência).

Não encontro, portanto, ninguém que se encontre mais aprofundado em falhas como EU. Ou melhor, pode até existir mas estou tão cego, tão surdo, incapacitado completamente para observar sujeira alheia. Meu querer está longe de agradá-lo. Nada que EU faça me promoverá o prazer e deleite de Sua presença eterna. Não há recursos a meu alcance...não ha NADA que EU possa fazer. Me rendi, meus caros...

Encerro este primeiro trecho com trecho bíblico sugerido pela blogueira colaboradora deste post -
Adele Crespim - Visitem: “De Menina a Mulher” -

"Personfico" *, mais uma vez:


“Mas, Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que ME amou, e estando EU morto em MEUS delitos e pecados, ME deu vida juntamente com Cristo, pela graça SOU salvo. E, juntamente com ele, ME ressuscitou e ME fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Porque pela graça SOU salvo, mediante a fé, e isto não vem de MIM, é dom de Deus, não de obras para que ninguém se glorie. Pois SOU feitura dele, criado em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andásse nelas!
"
Efesios 2:8-10

ª - Graça comum é a bondade de Deus dispensada a todos os homens. Por isso, qualquer homem desenvolve habilidades. Seja na arte, na ciência, ou qualquer área da vida.

* Os versículos foram adaptados à vida pessoal deste pecador. É bem verdade que Deus não me escolheu apenas, mas ao analisar a situação da vida, cada homem olha para si diante de Deus.
É só VOCÊ e ELE.

- Esse texto foi escrito com base no livro - TULIP, Os cinco pontos do calvinismo. Duane Edwuard Spencer - Parakletos

8 comentários:

Adele Crespim disse...

Parabéns, sa! Ficou muito bom o texto! Muito verdadeiro também e só faz a gente ser mais grato por tudo o que Ele fez. Por isso que eu choro! hehehe

Um beijo, querido e obrigada por me deixar colaborar! De fato, é de muito crescimento e grande valia pra mim.. pode ter certeza!

Espero logo a 2ª parte! hehehe

Vinícius disse...

(ainda n li td ... em breve lerei) ... ;)

|Samir Mesquita| disse...

Adele voce contribuiu muito para a melhora do texto. Obrigaduuuuu. Bom e' sempre ter em mente quem somos e quem Deus e'.

Vini, espero por sua contribuicao. Uma boa noite. vou dormir.

Vinícius disse...

as vezes esquecemos que as lutas são iguais para todos ...
ler essas palavras sobre Sua vida nos faz pensar sobre as nossas vidas, pq td cristão sabe e deve lembrar o abismo que existe entre ele e Deus ... entre a nossa vontade e o certo ...
conte com minha presença aqui e, principalmente, na vida real como companheiro de batalha até o fim ...
abraço Samir ... certezas assim dão beleza a qqr texto.

. disse...

Olá, Samir

(Não encontrei outro meio para contactá-lo)

Gostaríamos de convidá-lo a fazer parte dos editores do Blog Confraria Calvinista - www.calvinistas.blogspot.com

Para entrar em contato vc pode enviar um e-mail para grimmcharles@gmail.com

Vinícius disse...

ei Samir ... aceita o convite ai!
esse blog parece bem legal!
abraço

Giuliano L. Coccaro disse...

Samir, li nessa semana sua postagem no mue blog e vim conferir o seu...rs

Seu texto está muito bem escrito e com um excelente conteúdo. É mto bom ver essa moçada da Betel com bastante empenho para se aprofundar no conhecimento de Deus.

Deus continue abençoando sua vida!Siga firmemente no desenvolvimento desse dom que vc tem manifestado.

Abs!

Anônimo disse...

I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»